criança, desafios, divagando, memórias, pensamento, textos

Intransponível

 
large 

A vida nos oferece constantemente desafios a serem superados. Em cada fase das nossas vidas, ultrapassamos barreiras e vencemos obstáculos. Não raro, encontramos um oceano de problemas que parece intransponível. E como é fácil desanimar enquanto nadamos contra a correnteza! É tão mais fácil deixar-se levar pelas águas e sentir o corpo escorrer para o desconhecido. É tão mais fácil desistir da vitória e contentar-se com a derrota pelo cansaço que a luta traz. Como é fácil desistir e trancar os sonhos numa gaveta – jogando a chave para bem longe – fugindo do fantasma que persegue as consciências atribuladas. Na ânsia de sair do nosso presente cruel, nos prendemos ao passado e constantemente dizemos: Como é fácil ser criança!

Infelizmente, perdemos ao longo dos anos as lições aprendidas na nossa infância. Você, como eu, foi um bebê dependente e frágil. Acompanhávamos o que acontecia ao nosso redor com olhos curiosos. Descobrimos aos poucos nossos pequenos dedinhos e os observávamos atentamente. Demos nossos primeiros sorrisos, acompanhados da alegria daqueles que nos cercavam – que permaneceram nos cuidando, alimentando e acariciando. Pouco tempo depois, já tentávamos alcançar os objetos que encontrávamos na nossa frente. Balbuciamos os primeiros sons e percebemos a desaprovação na voz dos nossos pais. Começamos aos poucos a sentar sem apoio e rapidamente, nossos pais já não sabiam onde nos encontrar – já podíamos engatinhar. Logo, arriscamos a ficar de pé. Segurando na mão das nossas mães, sentíamos a segurança necessária para arriscar os primeiros passos. Em pouco tempo, caminhávamos sem ajuda. Em pouco tempo, falávamos. Em pouco tempo, crescemos. E não nos demos conta disso.

Desde crianças aprendemos a superar desafios, a enfrentar os medos e arriscar. Não desistimos de aprender a caminhar, mesmo sem ter ideia de como deveríamos começar. Não desistimos de aprender a falar, mesmo sabendo apenas balbuciar sons inteligíveis. Algumas vezes, superamos sozinhos as nossas dificuldades. Outras, precisávamos de uma mão a nos segurar. Agora, enquanto adultos, nos esquecemos de que, antes de caminhar, engatinhamos. Antes de engatinhar, aprendemos a nos sentar. Esquecemos que, no passado, com muita humildade, aceitamos os conselhos dos mais velhos e escutamos o que nos tinham a dizer. Demos um passo de cada vez antes de começar a correr.

O oceano que surge impetuoso na nossa vida não desaparece pela força do nosso desejo. Ele irrompe nossos dias e tenta nos afogar no nosso medo. Lembre-se então dos seus dias de criança e dê um passo de cada vez. Olhe para trás e pense no que a criança que você já foi um dia faria no seu lugar. Procure segurança naqueles que nunca o desampararam. Deixe a criança que você foi orgulhosa da pessoa que você se tornou. E transponha o intransponível.

Padrão

9 comentários sobre “Intransponível

  1. B. disse:

    Acredito que através do teu texto aquela frase se torna essencial “nunca deixe morrer, a criança que está dentro de você”. Sua percepção de mundo, em relação a esse assunto e sua comparação foram inteligentes. Gostei bastante.

    Curtir

  2. “pense no que a criança que você já foi um dia faria no seu lugar” ultimamente tenho feito isso, sabe? Ao longo do tempo a gente vai perdendo nossa essência infantil e arcando com mais coisas, e acaba se perdendo. Acho importante manter isso, por mais que se cresça, é essencial ter uma alma jovem e feliz como de uma criança. Lindo texto, adorei!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    Curtir

  3. Que texto magnífico! Eu nunca tinha parado para pensar nisso, que nós realmente nos esquecemos de que tivemos que ir aprendendo uma coisa de cada vez quando éramos crianças. O último parágrafo foi genial, me fez refletir sobre a maneira como eu lido com as situações. Com certeza na próxima eu vou tentar deixar a criança que eu fui um dia mais orgulhosa.

    Beijos, Anna
    http://www.annadecassia.com

    Curtir

Deixe um comentário